Tu és o que escreves
A escrita é o espelho do teu interior, do teu carácter, da tua personalidade e das tuas atitudes.
Conhecer-te a ti próprio e as tuas necessidades pessoais ajuda-te a fazer melhores decisões quanto à tua carreira, aos teus objectivos e às tuas relações pessoais.
A grafologia é a análise da escrita para interpretar pistas da personalidade.
É uma ferramenta psicológica não intrusiva.
Independentemente de como se pega na caneta, a tua escrita é desenhada de acordo com impulsos do cérebro através do sistema nervoso e dos músculos do teu braço e da tua mão.
Tal como a agulha de um sismógrafo, a caneta detecta e transmite "tremores" invisíveis e cria um estilo de escrita único.
Tão único como as tuas impressões digitais.
Mas nem tudo na personalidade é fixo. Ela vai-se desenvolvendo e alterando. É o resultado de relacionamentos e de experiências físicas, espirituais e emocionais.
A vantagem de uma análise à personalidade é que dá uma "informação actual" de "onde" estamos neste momento.
Dá uma visão das nossas forças e potenciais além de revelar bloqueios interiores ao crescimento individual e à realização pessoal.
Um conceito antigo
A grafologia é tão antiga como a própria escrita.
Agora é tida um ramo da psicologia e as análises dos profissionais são consideradas como fiáveis e precisas.
Nós expressamos a nossa personalidade nas palavras, atitudes e gestos.
A escrita, mais que outra forma de comunicação, dá-nos indicadores permanentes da nossa personalidade; uma amostra de escrita é tão complexa como a pessoa que a escreveu.
Aplicações modernas
A escrita é o reflexo do interior de uma pessoa, por isso não se pode manipular.
Assim, podemos aplicar a grafologia em áreas tão distintas como:
recrutamento de pessoal
criminologia
pedagogia
psiquiatria
etc
Empresas como a Siemens, a Peugeot e Pão de Açúcar, ao recrutar pessoal, querendo saber mais sobre esse interior, recorrem à grafologia.
Se te pedirem para escrever numa folha branca, sem linhas, um texto de cerca de 100 palavras e assinar, aí está!
motivações
honestidade
espírito de iniciativa
trabalho em equipa
etc
Avaliação Geral
Antes de se olhar para as características particulares das letras em si, há características mais globais que se podem analisar:
Ordenação do texto
O espaço deixado entre o texto e as margens dizem muito quanto à posição de um indivíduo face ao mundo
Pressão da escrita
O esforço que se faz ao escrever denuncia características sobre a força física e espiritual, o instinto sexual, etc...
Dimensão da letra
A ideia que o indivíduo tem de si (ambicioso, vaidoso, tímido, perfeccionista...)
Inclinação e coesão das letras - emotividade, entusiasmo, poder de observação... fica tudo exposto!
Velocidade e continuidade
Tipo de inteligência, espírito de preserverança
Pontuação, falta de acentos, maiúsculas e minúsculas, enganos... - dificuldades em lidar com a rotina, objectividade
A assinatura
Enquanto que o texto reflecte a maneira de ser que se aparenta, a assinatura revela a personalidade real.
A rubrica ainda vai mais longe por ser feita com mais espontaneidade e liberdade...
Por exemplo, uma assinatura onde se consiga ler o nome facilmente, indica simplicidade e transparência...
Finalizar com um ponto final revela autoritarismo e realçar o apelido anuncia vaidade e orgulho.
Auto-estima
A auto-estima é o valor que achas que tens.
Para ter sucesso, 20% é uma questão de aptidão e 80% de atitude.
Muitos de nós sub-estimamos as nossas forças e focamo-nos nas nossas fraquezas, limitando o nosso sucesso.
A chave para uma boa auto-estima é aceitar a responsabilidade pelos nossos pensamentos, sentimentos e desejos pessoais e ter força de vontade para agir de modo a consegui-los.
Os diferentes tipos de personalidade
Há traços de personalidade visíveis na escrita de uma pessoa, que me preocupam bastante quando os vejo no papel.
É que, se ela revela traços destes, é porque está com alguns problemas complicados.
Claro que o grau de "complicações" depende da intensidade e da frequência com que aparecem na escrita.
Convém sempre verificar e re-vrerificar, antes de "rotular" uma pessoa (infelizmente, pode acontecer encontrá-los na nossa própria escrita!).
Um grafologista, uma vez definiu estes traços como "químicos letais":
consegues lidar com eles em pequenas quantidades, mas em grandes doses não sobrevives...
A seguir vou tentar descrever alguns desses traços de modo a se compreender a complexidade do assunto.
A grafologia para mim é um hobby, por isso o que aqui está exposto é o que tenho aprendido e pode necessitar de ser corrigido.
Se detectares alguma falha, se quiseres fazer alguma crítica ou comentário, diz logo, ok?
Mentira
Infelizmente, a honestidade (ou a falta dela) é resultado de muitas variáveis. As mais relevantes acabam por ser a integridade da pessoa e a situação específica. Algumas pessosa estão tão confusas que mentem quando a verdade soa melhor. O pior caso é o da letra o, mostrada acima.
Este é o mentiroso compulsivo. Inventa histórias e não se pode confiar. Provavelmente nem ele mesmo sabe qual é a verdadeira "verdade". Felizmente não vejo isto muitas vezes e espero que não o vejas também!
A letra o é uma "letra de comunicação". É normal encontrar, nesta letra, mais traços que indicam capacidade de guardar segredos, extroversão e franqueza. Este loop é a combinação de dois loops. Um, o chamado "loop do segredo" e outro o "loop do auto-engano".
Ao mesmo tempo, o autor deste "o" está a enganar os outros e a si mesmo. Ele simplesmente esquece-se de qual é a verdade!
Se vires este traço uma vez em dez, não assumas que é um mentiroso compulsivo. Esta pessoa mente, mas não tão severamente como a palavra sugere. Muitas pessoas basicamente honestas mentem nalguma ocasião.
A ética, a integridade e a oportunidade também são factores de honestidade. Tem de se tomar em consideração a escrita num todo.
Se encontrares dois pequenos loops internos na letra "o", essa pessoa mente ocasionalmente; se uma secretária está ao telefone com o patrão ao lado e é obrigada a dizer "O chefe não está, quer que tome nota do recado?", esse recado tem, frequentemente, loops nos "o".
Existem 3 zonas na escrita: a superior (onde caem as partes superiores dos "l", dos "t", dos "d", etc), a média (onde ficam os "a", os "r", etc) e a inferior (onde ficam as zonas inferiores dos "f", do "q".
Qualquer loop (falo agora das "barrigas" das próprias letras) revela algo sobre a imaginação.
No entanto, os loops na zona superior revelam que a pessoa imagina coisas associadas à filosofia, à religião ou à ética.
Os loops da zona média revelam a imaginação que pode ser física ou sexual.
Se o loop se encontra na zona média, como a letra "o", a pessoa imagina coisas relacionadas com o dia-a-dia.
Como esta letra é uma letra de comunicação, imaginam-se coisas sobre o que se conversa. Quanto maiores os loops, mais são as mentiras e mais segredos estão escondidos.
Baixa Estima
Este traço vai senda cada vez mais comum.
Na escrita, a baixa auto-estima é revelada por uma trave horizontal do "t" abaixo do meio da zona média.
As letras maiúsculas no início das frases indicam a força do próprio ego, logo, servem de informação complementar.
Outro aspecto a verificar é a altura da letra "t".
A pessoa em questão tem medo de falhar, medo de mudanças que possam trazer frustrações.
Consequentemente, não estabelece objectivos difíceis ou a longo prazo
Uma pessoa assim quase que te idolatriza por teres tantas coisas que ela não tem e faz coisas para te agradar.
No entanto, uma pessoa com baixa-estima que age assim vai querer retorno...
Assim, num relacionamento, vais ter de ter a coragem, a tal auto-estima e força de vontade para ti e para a outra pessoa.
Se és do sexo masculino, não caias no erro de pensar que todas as mulheres com baixa auto-estima são "lixadas": muitas das meninas mais doces do mundo têm baixa auto-estima.
A questão é que são assim porque precisam da aprovação dos outros. E se ela falha, o mundo vai abaixo. Quando isso acontece, reage violentamente, mesmo contra ti.
É comum os seus companheiros tratarem-nas mal e elas ainda acharem que o merecem! Lembra-te: se alguém permite ser tratada mal, não tem problemas em tratar mal os outros.
Normalmente as pessoas que sofrem abusos têm baixa auto-estima. O difícil é definir se o que causou a baixa auto-estima foram os abusos ou o contrário...
Quando um casal não gosta só do outro, mas também de si prórprios, o relacionamento é muito mais divertido e estável!
Dupla personalidade
A dupla personalidade revela-se numa óbvia variação da inclinação da escrita, para a esquerda e para a direita, na mesma frase.
Esta pessoa tem dificuldade em tomar decisões no campo emocional por causa das diversas influências emocionais. Sob stress, recolhe-se em si mesma, mas a resposta à situação é imprevisível dada a uma dualidade biológica no cérebro.
Há que esclarecer o conceito de dupla personalidade: uma pessoa não "encarna" dois papéis. Se assim fosse encontraríamos dois tipos de escrita diferentes. Tão diferentes que acharíamos serem de duas pessoas diferentes. O "chavão" dupla personalidade significa que a pessoa tem acesso aos dois extremos no espectro das possíveis respostas emocionais (segundo percebi das minhas pesquisas). Normalmente a personalidade boa é doce, boa, generosa, divertida, isso tudo... Essa é a personalidade que vemos nos dias "sim"...
A outra é desagradável e não tem contemplações. Ignora que for preciso quando for preciso. É uma pessoa com conflitos internos sobre o que ela quer.
Hiper-susceptibilidade, Paranóia
Este é um dos mais importantes a evitar. A hiper-susceptibilidade é uma deturpação das percepções dos outros sobre nós.
É o medo de reprovação, mostrado num loop nas hastes verticais das minúsculas "d" e "t".
A hiper-sensibilidade relacionada com o ego é mostrada na haste da minúscula do "d".
A relacionada com ideias e filosofias está patente na hasta da minúscula do "t".
A paranóia é uma certeza quando o loop no "d" está "insuflado" ou com o topo achatado. Um "d" com um loop grande desenvolveu poderosos mecanismos de defesa. Criticar esta pessoa é catalizá-los. Quando estas pessosa se sentem traídas, cuidado! Frequentemente revelam sarcasmo, ressentimentos e comportamento agressivo. Se o loop no "d" é achatado no topo e não volta à linha de base, o medo dificlmente volta à realidade.
Lidar com esta pessoa requer alguma atenção SINCERA, sem paternalismos.
Uma pessoa verdadeiramente paranóica, desenvolve tantas defesas que é frequente ouvi-las dizer: "Não quero saber o que os outros pensam." e realmente não se magoarem com as críticas. Estes dois dados juntos, mostram MESMO grandes problemas!
Inconformista
O inconformismo é comum aos homens e às mulheres.
Este traço tem sido descrito como o da manipulação, revolta quanto ao sexo oposto, ou necessidade de desafios.
É tão comum que é difícil de o evitar. Aparece nas letras "c", "a", e "d".
É um gancho que se forma no círculo do topo destas letras. Chama-se um Stinger por causa da semelhança com um ferrão de abelha, (que magoa a sério, por acaso!) As pessoas com "stingers" na escrita têm um medo terrível de magoar os outros.
Dependendo de outros traços, pode até ser um jogo, um comportamento malicioso...
O ponto é que quem tem o "stinger" precisa de ser motivado e captado o seu interesse constantemente. Estas pessoas frequentemente procuram "pessoal" tumultuoso para umas voltas com adrenalina. São os que fazem "o jogo". É o tipo de pessoas que diz "Detesto joguinhos" e depois quase despreza as pessoas.
Raramente estão satisfeitas com os bem-comportadinhos... São atraídas pelo rebelde, pelo indomável. É a emoção da corrida e não o prémio as mantém interessadas.
Se se conhecer a pessoa primeiro pela escrita, quando isso acontecer pessoalmente a pior coisa que se lhe pode fazer é atirar-se a ele(a). Por precisarem de desafios, Só vai querer uma pessoa se a "caçar". É uma atitude predatória: quanto maior o pedido de misericórdia maior a sensação de conquista.
Agir de modo indiferente, é a melhor estratégia.
Os relacionamentos tornam-se um jogo. Amores ficam tumultuosos e imprevisíveis.
Todo o filme "Ligações Perigosas" era acerca de um homem com gigantescos "stingers". Manipulava as mulheres num jogo perigoso, para as levar para a cama... Se quiseres ver como os "stingers" sobressaem num filme, vê-o.
Como se ganha? Não se ganha. Ao deparar com uma pessoa assim, nunca se pode prescindir do controlo total...
Sarcástico
A ponta do "t" é pontiaguda.
O sarcasmo é uma defesa verbal do ego.
Esta pessoa dá um significado duplo a tudo o que diz e mistura algum humor.
Não é um traço horrível de todo, mas este é o mecanismo hostil de defesa que pode magoar se usado para esconder algum tipo de "raiva"ou de insegurança
Dominador
A barra horizontal do "t" desce para a direita.
Esta pessoa tende a estar no controlo e gosta disso.
Uma barra desenhada com o fim bem definido (a caneta parou ali e só depois levantou do papel) revela que o consegue sem contrariar as pessoas que o circundam.
Se a caneta voa de ou para o papel, vai deixar um rasto, um traço pontiagudo - SARCASMO!
Aqui está a pessoa que espezinha, a "melga".
É cáustica e dominadora ao ponto da crueldade quando não consegue as coisas à sua maneira.
Na verdade, é mais um MEDO de NÃO ESTAR no controlo.
E o medo motiva as pessoas de um modo muito forte...
Teimoso
As hastes verticais do "t" e do "v" são abertas, como um "V" invertido.
Esta pessoa tem as suas ideias (algumas bem fixas) e não querem ficar confusos com novas ideis ou factos.
É o medo de estar errado. A incapacidade de mudar rapidamente ou de admitir que se está errado.
Mais uma vez, um mecanismo de defesa para um ego inseguro ou a auto-estima danificada.
Anti-social
Os "y", os "g" e às vezes os "j" são descem e sobem pelo mesmo caminho.
Um grande medo de confiar nos outros e de se magoar emocionalmente.
Evita a intimidade o mais possível e não é capaz de dar e receber amor facilmente.
O medo de ser magoado, mais uma vez... (comum depois de um divórcio).
Desafiador
Nos EUA e em Inglaterra chamam-lhe o "go to hell K".
Não é muito comum, porque a nossa língua não usa muito o "K" e só é mesmo um mau sinal se combinado com um grande conjunto de outros traços "infernais".
Também pode indicar medo de compromissos. Alguém que valoriza a sua liberdade na sua lista de valores...
Outros traços de personalidade
não necessariamente infernais ;) ...
Seguem-se algumas características habituais, que tenho encontrado e estudado.
Argumentativo
Sabes aquelas pessoas que acham que tudo é discutível?
Aquelas que estão sempre preparadas com factos e números para suportar as suas teorias?
(Já estás a sorrir, a pensar "olha quem fala", certo? Pois, o que é que se há-de fazer, eh, eh!...)
Olha para a escrita de uma pessoa com tendência natural para argumentar, para provar a sua teoria, ou justificar-se a si próprio e provavelmente vais encontrar uma zona média do "p" baixa e uma haste superior muito elevada:
Usada positivamente, a predisposição para argumentar pode fazer sobressair a personalidade de uma pessoa.
As pessoas que argumentam entusiasticamente, são interessantes, informativas e proporcionam entretenimento.
A opinião - a favor ou contra - nunca é curta na variedade de tópicos. Gostam de fazer de "advogado do diabo", de se colocarem no lado oposto da questão.
No entanto, as pessoas que são problemáticas e agressivas, podem-se tornar chatas e cansativas.
Habitualmente a argumentação é uma resposta inconsciente a sentimentos de insegurança.
São inúmeras as variações deste "p" e é necessária uma avaliação cuidadosa para determinar se este traço é positivo ou negativo.
Por exemplo, uma pessoa com um uma haste no "p" em forma triangular (ilustrado abaixo, na palavra "happy") vai estar interessada é em obter factos que suportem os seus pontos de vista.
Já uma pessoa com a haste superior em "loop" (como no exemplo acima) vai introduzir argumentos imaginativos.
Embora todos os sinais na escrita sejam significativos, nenhum pode ser tomado fora do contexto e considerado isoladamente!
Sexualmente desinibido
Este é o traço de que toda a gente gosta de falar! Quanto maior o "loop" nas zonas inferiores das letras, maior é a imaginação sexual.
Essa imaginação inclui energia, confiança, experiências e até novas posições. Alguém com esta característica farta-se depressa da mesma coisa.
É preciso recordar que este "loop" também significa exagero.
Assim, a pessoa tem tendência a embelezar e exagerar tudo em todas as áreas da sua vida.
São óptimos contadores de histórias e amantes dos melhores, eh, eh!
Sexualmente solitário
Esta pessoa precisa do seu espaço.
Uma parte dessa pessoa até gostas de outras e, na realidade, precisa de estar com outras.
No entanto, quando vires uma haste inferior a direito para baixo, já sabes que essa pessoa precisa de se concretizar por ela mesma emocionalmente.
Em relacionamentos, precisa do seu espaço e de não ser inter-dependente.
Aliás, independência é a palavra chave.
Pode ser um traço muito saudável.. É que há alturas em que é preciso estar sozinho e gozar de liberdade.
Sexualmente frustrado
Algumas pessoas não estão totalmente satisfeitas, no plano físco, com elas mesmas.
Um "loop" inferior incompleto significa uma vida sexual incompleta.
Por vezes a pessoa pode estar a passar por desafios físicos, como doença ou dor física.
No entanto, na maior parte das vezes, revela uma falta de satisfação sexual ou emocional no seu relacionamento.
Orgulho e dignidade
As hastes verticais dos "t" e dos "d" são muito estreitas ou mesmo retraçados. Estas pessoas orgulham-se do que são e exigem ser tratadas com respeito e dignidade.
Atenção aos detalhes
Os pontos nos "i" e nos "j" também. Quanto mais perto da letra estiverem, maior é a atenção que a pessoa dá aos detalhes.
Contribui para uma boa memória. Repara em tudo!
Casos prácticos
Um pedaço de papel com um texto escrito por alguém NÃO É uma bola de cristal!
É preciso estudar bastante, conhecer os rudimentos da psicologia humana mas nunca deixar de lado a intuição.
No entanto, qualquer pessoa possui a intuição básica necessária para ver reflexos da personalidade nas marcas que outros deixam.
Vamos observar alguns exemplos.
A seguir estão dois excertos.
Um deles foi escrito por um vendedor espalhafatoso e o outro escrito por um contabilista introvertido, envergonhado.
Qual deles foi escrito pelo vendedor?
Aposto que disseste que foi o segundo. E não foi ao acaso pois não?
Qual dos seguintes reprime os seus sentimentos, A ou B?
Uma vez que escrevemos da esquerda para a direita, a inclinação para a direita mostra que "se vai com a corrente". A inclinação para a esquerda indica uma repressão, um controlo da exteriorização dos sentimentos.
Quem é mais orgulhoso, A ou B?
A resposta é A. Como é que acertaste? Tenta imaginar a linguagem corporal de alguém orgulhoso de si mesmo. Tendem a andar erectos, cabeça levantada, embros para trás, peito para a frente... Tal como o exemplo A.
Quem está a mentir, a Sra A ou a Sra B?
A resposta é a Sra B.
Mas afinal o que é que há na escrita da Sra B que não "bate" bem? O espaço largo que existe antes do 36, certo?
Que princípio psicológico usámos aqui?
À medida que a Sra B ia preenchendo o seu formulário, ela escreveu, "I am..." mas por qualquer razão ela parou.
Talvez pensasse, "Eu não quero que se saiba a minha idade!", então parou para pensar no que iria dizer, perdeu espontaneidade, mas o subconsciente manteve o movimento da mão para a direita.
Qual destas senhoras de apelido Smith está prestes a pedir o divórcio?
Espero que tenha sido óbvio: A Sra B quer o divórcio. Repara como ela risca o sobrenome "Smith." Não é dos casamentos mais felizes!
São pistas sobre sentimentos inconscientes quanto ao pai ou ao marido - ou à pessoa de quem tiver vindo o nome.
Cenário: assédio sexual?
Vamos analisar estes dois excertos de texto:
Tony, Gestor Financeiro
Judy, Directora de Serviços
Cenário
O Tony é Gestor Financeiro há seis anos. É respeitado pelos colegas e tido como trabalhador sério e "renhido". Não é casado e vive sozinho.
A Judy chegou ao departamento há 3 meses. Gosta de actividades sociais e não tem medo de as organizar. Fala constantemente sobre o namorado que tem na Escócia.
Todos ficaram surpreendidos e chocados na semana passada quando a Judy foi ter com o Director de Recursos Humanos, lavada em lágrimas, a acusar o Tony de assédio sexual. O Tony negou veementemente as alegações, mas o Director de R.H. resolveu investigar o assunto: entrevistou o resto do pessoal para apurar os factos e pede-te para analisar a escrita dos dois intervenientes.
Quem está a dizer a verdade?
Embora as análises grafológicas sejam importante, devem ser confrontadas e complementadas com a investigação das circunstâncias, oportunidades, motivações..
Tony
A letra aberta e legível do Tony sugere que é razoavelmente honesto e transparente. Vai directo aos assuntos, sem esconder as coisas importantes. No entanto é um excerto muito pequeno para avaliação.
Judy
Este também pequeno excerto, mostra que a Judy é menos directa e honesta que o Tony. Tende a manipular as pessoas e situações para dar cobertura aos seus "atalhos" e conseguir os seus objectivos.
Conclusões?...
Análise grafológica
Vamos fazer uma breve análise grafológica a um texto de uma menina chamada Joyce.
Uma das coisas que salta à vista neste texto é a inclinação descendente das linhas. Parece um sinal de fadiga ou fraqueza temporária que desaparecerá quando recuperar as energias
No entanto, alguém que escreve sempre assim é facilmente desencorajado e tende a estagnar nas facetas negativas de uma situação.
As barras dos "t" são firmemente desenhadas, e as ligações em arcada sugerem que é uma "self-made woman". Muitos dos seus objectivos são exclusivamente pessoais e nada convencionais. A família e os amigos nem acham que valham a pena persegui-los.
Ela faz planos par a frente e tenta organizar o tempo de maneira eficaz.
Embora lhe interessem os valores tradicionais é altamente criativa e inovadora no modo de pensar. Tem uma mente inquieta, que questiona tudo e adora aprender por si própria.
Prefere pensar por ela mesma e detesta ter de confiar nos outros.
Pode ser bastante impaciente. Abomina o desperdício de qualquer tipo e é muito mais feliz quando consegue resultados rápidos.
Não que desista com facilidade se "meteu na cabeça" conseguir alguma coisa...
Um conflito interno fá-la sentir, por vezes, sem descanso e sem "poiso".
No entanto, depois de se assegurar que está no "trilho" certo, o entusiasmo cresce e as ansiedades iniciais são esquecidas.
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