terça-feira, 16 de junho de 2009

LETRA I




SIGNIFICADO E ORIGEM DOS NOMES
LETRA "I"

Iago: Variação de Jacó

Iara: Tupi, senhora d'água, mãe d'água. Variante: Yara. Apesar de parecer submissa e quase sem iniciativa, tem muita garra para lutar por seus objetivos. Quando estabelece uma meta, é persistente até o fim. Usa de muita doçura até conquistar a pessoa amada. Do tupi "Senhora, dona das águas".

Ibraim: Variação de Abrão

Ícaro: Nome do personagem mitológico que tentou voar. Indica uma pessoa que trabalha com obstinação, sobretudo quando sabe que está perto de atingir as metas que se havia estipulado. Nunca desanima, e essa disposição geralmente garante seu sucesso.

Ieda: Do hebraico "favo de mel".

Ifigênia: Grego, significa vigorosa. Masculino: Ifigênio. Um sonho, por mais impossível que pareça, é perfeitamente realizável nas mãos dessa pessoa. Possui força suficiente para levantar seus projetos até o fim. Luta com todas as armas para conquistar o seu amado.

Ígor, Iuri: Variação de Jorge. Do russo "filho famoso, defensor".

Imaculada: Italiano, sem mácula, pura. Santa da Igreja Católica. Indica perseverança e persistência na hora de seguir em frente pelos caminhos traçados ou escolhidos de antemão; em algumas ocasiões, estes caminhos pode apresentar-se confusos e cheios de obstáculos.

Inácio: Significa ardente e indica uma pessoa vivaz e inteligente, que em geral amadurece com as dificuldades. Supera com bom humor e perseverança os obstáculos e acaba obtendo grandes êxitos. Do latim "ardente, fogoso".

Inara: É uma deusa da mitologia hitita, filha do deus Baal

Inês: Variação de Agnes, a casta, a pura, de origem grega. Naturalmente calma e ponderada, seus modos indicam até certa timidez. Quando gosta de uma pessoa, torna-se amiga fiel para toda a vida. Do grego "pura, casta".

Iolanda: Grego, florescência de violeta. Embora tenha grande capacidade de comunicação, dificilmente revela seus pensamentos mais íntimos. Gosta de discrição e é uma batalhadora na profissão. Tem muitos admiradores, mas não é fútil. Do grego "violeta, roxo".

Ioná: Hebraico, significa pomba. É pessoa que não mede esforços para ajudar alguém que esteja em dificuldades, mas se esquece um pouco de si própria. Geralmente tem problemas financeiros. Tendência a ser vista como uma boa amiga.

Ione: Grego, quer dizer pedra de cor violeta. Nome de uma ninfa da mitologia grega. Sempre alegre, não dramatiza nem mesmo as situações mais difíceis. Sempre vê o lado positivo e consegue tirar lições proveitosas de tudo o que acontece. Seu jeito espontâneo provoca ciúmes.

Iracema: Anagrama de América. Nome criado por José de Alencar. Revela uma grande capacidade para saber estar no seu lugar. ë próprio de pessoas que, mesmo nos momentos difíceis, sabem manter as aparências. Consideram a vida como um lugar de passagem e mostram, geralmente, um temperamento agradável.

Iraci: Tupi, mãe do mel, doçura. A pessoa tende a ser caprichosa em todos os detalhes, minuciosa no trabalho e ardente nos amores.

Irene: Grego, significa paz. Nome de mulheres que, embora se encontrem com problemas difíceis de solucionar, nunca se deprimem nem desanimam, muito pelo contrário, sabem enfrentar a vida com otimismo: agigantam-se nas dificuldades.

Ireneu, Irineu: Significa pacífico e indica uma pessoa dotada de gênio forte, que tenta impor suas idéias ao invés de dialogar. Isso pode lhe causar problemas. mas, como tem bom caráter, sempre conserva os amigos.

Irídea: Uma Flor da Amazônia.

Íris: Grego, mensageira dos deuses, velocidade, rapidez. Indica satisfação por bem fazer. Em sentido genérico, identifica-se com a atitude ética perante a vida, com as convicções gradualmente adquiridas e com a reflexão sobre os bons costumes. Do grego "anunciar".

Isa: Teutônico, diminutivo de Isabel. A inteligência e a capacidade de comunicação são seus pontos fortes. Gosta de impor sua personalidade - nunca cede às pressões. Muito volúvel, só é fiel quando ama verdeiramente.

Isac ou Isaac: Variação do nome original Isaque; o mesmo significado.

Isabel: Teutônico ou hebraico. Izabel, a casta. Do francês Isabelle e do espanhol Isabel. Derivado de Elisabete. Variação: Isabéu. Nome que significa cumprir com as promessas. É próprio das pessoas que se regem pelo clássico lema "promessa é dívida". Respeitam escrupulosamente as decisões dos outros.

Isaque: SIgnifica riso, pessoa alegre, feliz. Na Bíblia, Isaque é filho de Sara com Abraão, o pai das nações, escolhido por Deus e é fruto desejado por Deus para povoar as nações (Gênesis 17,19).

Isis: Egípcio, deusa suprema. Mulher muito inteligente e de bom caráter, que consegue se comunicar com a maior facilidade. Costuma viver rodeada de pessoas amigas. Quando a paixão bate forte, faz de tudo para agradar.

Ismael: Abençoado; aquele que gera frutos. Na Bíblia, Ismael é filho de Abraão e foi escolhido por Deus para ter doze filhos e gerar uma grande nação (Gênesis, 17, 20).

Ivã: Variação de João. Do búlgaro "O glorioso".

Ivana: Feminino de Ivan, ver esse nome. Significa Joana. Indica inteireza, arrebatamento e júbilo. É próprio de mulheres que , em geral, escolhem o caminho mais difícil para atingir seus objetivos. Não obstante isto, quase sempre obtêm o que deseja.

Ivani: Variante de Ivan, ver esse nome. Trata-se de uma pessoa brilhante, que coloca muita garra em tudo o que se propõe a fazer. É também ótima companheira e faz amigos facilmente. Dedica-se inteiramente ao parceiro e faz feliz a quem ama.

Ivo: Significa arqueiro e indica uma pessoa que, apesar de cumprir corretamente suas tarefas. É um pouco distraída. Mas isso não chega a prejudicar demais seu desejo de fazer tudo com perfeição.

Ivone: Feminino diminutivo de Ivo, que vem do anglo-saxão, e significa pessoa atenta. Nome que indica liberdade e esperança. É próprio de pessoas com grande integridade e que se regem por seus próprios critérios, os quais defendem com firmeza sempre que consideram necessário.

Izolita: Esperanto, significa isolada, solitária. Um amor de pessoa. Cheia de ternura e compreensão para com seus. Bastante abnegada, capaz de qualquer sacrifício para servir ao seu semelhante.

Nenhum comentário: